Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Andrée Putman e um pouco da sua biografia







O Hotel de Ville de Paris organisa exposiçoes lindas que sao gratuitas. Hotel de Ville é na verdade a prefeitura de Paris. Paris é dividida em 20 bairros cada qual com a sua sub-prefeitura, com eleiçoes para prefeito e tudo.
Bom, voltando a lindo Hotel de Ville:
Nesse momento esta tendo uma exposiçao que eu ainda nao pude ir, mas irei sem falta: Sobre a designer Andrée Putman. Essa mulher maravilhosa tem 85 anos ou mais, e começou a trabalhar com design aos 53. Muito rebelde, detesta tudo o que é o "bom gosto". Ela é uma artista e um personagem maravilhoso, desses que inspiram.
Exposiçao:
Andrée Putman, ambassadrice du style, Hôtel de Ville de Paris, 5 rue de Lobau, 75004 Paris

Aqui um pouco da biografia dela:


Nascida Andrée Christine Aynard 23 décembre 1925 em Paris no bairro 6eme, França, é uma arquiteta de intérior e designer francesa.

Durante muito tempo foi considerada uma pessoa excentrica chocante, que gostava de defender o "indefendivel", Andrée Putman deve sua notoriedade a outros paises. Os novaiorquinos foram os primeiros à ve-la como uma artista, como icone parisiense do bom gosto frances.

As criaçoes de Andrée Putman
1978. Andrée Putman cria sua empresa: Écart (traduzindo: "lacuna"), primeira agencia da qual vai suceder 20 anos depois o Studio Andrée Putman, em Paris. « Eu estou desnorteada com essa sorte magnifica que eu tive de conservar a minha liberdade, de nao ter virado a queridinha do "establishment", de ter escapado da burrice qu sao as recompensas e honrarias », ela explica para justificar o percurso atipico. Percurso esse que nao da para classificar, por causa da diversidade de experiencias pela energia, longevidade de sua criatividade. Pois foi aos 53 anos que Andrée Putman começou de verdade a carreira que a tornou famosa de Nova Iorque à Hong Kong.

A arte desenvolta
Em matéria de organisaçao do espaço, de arquitetura d'intérior, Andrée Putman trabalhou para hotéis, lojas, escritorios, e casas. À cada vez vemos esse estetica despida, de maneira a nao desnaturar o lugar, à ponto de colocar aparente a estrutura, de mostrar materias escondidos sob revestimentos para brincar com o imaterial, as perspectivas, os materiais e os efeitos de luz e sombra. Podemos ver em suas criaçoes tudo o que faz sua personalidade: A vontade de quebrar barreiras, de reconciliar o que as conveniencias destruiram, a vontade de facilitar a vida das pessoas e de trazer fantasia, sem se deixar ir pela facilidade.
"Os lugares cheios, sufocando de riquezas, de efeitos de brilho sao insuportaveis para mim. Gosto de ver o espaço que me é entregue em toda a sua nudez".
Ela faz muito com pouco, com sobriedade e com materias nobres e sobretudo com muito talento.

Enfancia e juventude (1925-1944)
Andrée Putman nasceu em uma familia rica, de banqueiros e notaveis de Lyon. Seu avo, Édouard Aynard, é o fundador do banco Maison Aynard e filhos; sua avo é descendente da familia dos irmaos Mongolfier, inventores do balao.

Andrée cresceu no bairro 6eme de Paris, rua des Grands-Augustins. Criança, ele passou a maior parte dos veroes na Abbaye de Fontenay, edificio suberbo que abrigava o atelier dos irmaos Montgolfier comprado por seu avo em 1906. Esse primeiro encontro com a arquitetura marcou sua sensibilidade artistica, e deu origem ao seu gosto por espaços com sobriedade, simplicidade e até austeros.

Sua educaçao passou em primeiro lugar pela musica. Ela estudou piano e aos 19 anos recebeu um prêmio do conservatorio de Paris. A carreira de musico profissional a repele. Andrée Putman buscou um caminho para satifazer sua curiosidade.

Ela que diz nao gostar do "bom gosto", virou o sinonimo disso (mas do verdadeiro bom gosto).

3 comentários:

  1. Hello Miranda...bom aqui também. tenho uma super amiga que mora em Paris e morro de inveja de vocês! Tá...nem tanto! Gosto daqui sim, mas esse movimento artístico impregnado no ar é luxo só!
    Valeu a visita.

    ResponderExcluir
  2. La vanu, obrigada pela visita. A vida aqui é boa, mas ai também é otima. A grama do vizinho é sempre mais verde, né...
    um abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Miranda,

    obrigada pela visita e pelas palavras :)
    tb gostei de passear por aqui!
    abraço

    ResponderExcluir